Micro e Pequenas empresas (MPEs) querem crescer. A gestão financeira é a alavanca promissora para isso. Portanto, conhecer as vantagens da terceirização financeira para 2021 pode fazer toda a diferença, ainda no curto prazo para o seu planejamento para o ano que está próximo!
Somente em 2019 as pequenas empresas de serviços empregaram mais de 16 mil pessoas. Localizadas nos centros urbanos, em termos de empregabilidade elas só perdem para os empreendimentos de menor porte do agronegócio.
Por outro lado, dados do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) apontam que cerca 80% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades dentro de um ano após de se lançarem.
Em 2020, o cenário foi ainda pior diante do coronavírus que assombrou milhares de empreendedores. Muitas empresas fecharam, entre elas, empresas de serviços como agências de marketing, escritórios de engenharia, escritórios de arquitetura ou escolas particulares de ensino infantil.
No entanto, as empresa de produtos como restaurantes, bares, indústrias familiares e entre tantos outros segmentos correlatos também ruíram nessa pandemia. Apesar de terem uma participação expressiva na economia brasileira, por que as empresas faliram?
O departamento financeiro em pequenas empresas de serviços
Em todas as pequenas empresas, a operacionalidade é fundamental para a prosperidade. Servir bem e com eficiência os próprios clientes exige funcionários bem informados e eficientemente treinados.
Se a empresa depende de deslocamentos, por exemplo no caso de visitas à campo, os veículos dependem de abastecimento e manutenção frequente. Vamos imaginar que um cliente quer falar com o departamento financeiro de uma pequena empresa.
Quem atende esse cliente o encaminha para o proprietário dessa empresa. Até porque, se a empresa tem um consultor financeiro, esse profissional não se encontra ali, pois não faz parte do quadro de funcionários.
Além disso, não necessariamente o questionamento do cliente faz parte da avaliação mais genérica efetuada por um consultor. Portanto, na verdade, o proprietário concentra em si mesmo a gestão financeira do empreendimento.
Como fica a gestão financeira, se não existe departamento?
Pode ser que ela seja primorosa. Mas também pode ser que seja uma gestão financeira com algumas falhas.
Afinal, além de executar toda a rotina financeira, um proprietário de empresa de pequeno porte se encarrega de várias outras tarefas! Por exemplo:
- pesquisa sobre atrativos capazes de fazer a empresa se destacar em comparação às demais no mesmo ramo
- coordenação do trabalho de seus funcionários
- abertura e execução de processos seletivos para contratação de funcionários
- planejamento de campanhas publicitárias nas mídias digitais com oferecimento de informações precisas sobre os serviços prestados
- elaboração de planejamento estratégico de gestão e inovação.
É compreensível que não se encontre perfeição! Mas existe uma opção e essa vem sendo experimentada por dezenas de pequenas empresas.
Entenda o que é terceirização financeira
Uma empresa externaliza um serviço para outra e isso traz vantagens. Bem antes da internet existir, as indústrias terceirizavam seus procedimentos de manufatura.
Em 1921, por exemplo, a Coca-Cola terceirizou pela primeira vez o engarrafamento do seu principal produto de venda. Como consequência, expandiu o universo de clientes para além das fronteiras norte-americanas.
E então chega o argumento: terceirização é para grandes empresas. Não é para empresas pequenas, pois se elas transferem processos, seus proprietários perdem o controle. Cuidado, pois esse tipo de pensamento mítico limita enormemente o crescimento e o sucesso das pequenas empresas!
A tecnologia digital elevou a terceirização a um novo patamar. As distâncias físicas entre as corporações não representam restrições para parcerias. Além disso, é inegável que a transparência no compartilhamento de informações é maior do que se a transferência fosse via documentos em malote.
Portanto, para aquelas pequenas empresas de serviços atuantes no século XXI cujo departamento financeiro “de um só membro” gera ineficiência, a solução já existe: a terceirização financeira. Significa externalizar, transferir a gestão financeira para uma empresa especialista na área. Esse é um processo chamado BPO financeiro, sendo que BPO significa Business Process Outsourcing. É também conhecido como Outsourcing financeiro, isto é, terceirização financeira.
A terceirização financeira traz vantagens para pequenas empresas
São pouquíssimos os pais que imaginam que vão eles mesmos alfabetizar seus filhos. A grande maioria tem a perspectiva de que essa é uma tarefa para alguém que se especializou na condução dela. Talvez alguns pais até consigam fazer a criança ler, mas correm o risco de a criança fazer isso de um jeito atrapalhado, que atrase seu desenvolvimento e socialidade.
A terceirização financeira também demanda especialista. Ela é uma forma do empresário contornar sua limitação de investimento em tempo, energia e recurso financeiro. Do mesmo modo, ela é uma estratégia afinada com o funcionamento de grandes organizações. Isso porque a terceirização financeira liberta o empresário:
- da desgastante tarefa de integrar os processos financeiros e contábeis;
- dos custos com encargos sociais sempre demandados no caso do autogerenciamento de recursos e práticas.
Frente a um mercado altamente competitivo, toda e qualquer economia representa um diferencial para um negócio. Além disso, adotando o outsourcing financeiro, a rotina financeira fica a cargo de especialistas. Profissionais que realmente dominam as práticas de gestão financeira. Portanto, a parceria com empresa provedora de BPO financeiro agrega vantagens, algumas das quais estão listadas a seguir:
- redução da inadimplência, já que haverá um processo de cobrança consolidado;
- controle rigoroso e frequente de vencimentos financeiros, impedindo que certas despesas apareçam de surpresa;
- ampliação da percepção da saúde financeira da empresa com a emissão periódica do relatório de fluxo de caixa.
Como contratar a terceirização financeira para sua empresa
Todo mundo admira eficiência e dinamismo. Com os proprietários de micro e pequenas empresas não é diferente. Eles podem se considerar agraciados, pois o universo corporativo se encontra atualmente na fase da terceirização transformacional.
Significa que empresas prestadoras de terceirização oferecem inovações perfeitamente agregáveis às empresas clientes. E tem mais: as ofertas estão setorizadas, assegurando ajuste refinado entre o que a empresa cliente deseja e o que a provedora da terceirização financeira está apta a oferecer.
Conheça o processo simplificado de implantação:
- Realizamos uma vídeo conferência para tirarmos todas as dúvidas, bem como levantar as informações para precificar uma proposta comercial
- Após a aprovação da proposta da Finanter, você assina o contrato digital com a Finanter, cujos profissionais são especializados no atendimento a pequenas empresas em todo o Brasil.
- Depois você envia os documentos financeiros via Google Drive ou através de sistema em nuvem. Somente você e a equipe da Finanter têm acesso a esses dados.
Entre várias outras rotinas, a Finanter ficará responsável pela:
- gestão de pagamentos e recebimentos
- emissão e envio de boletos aos seus clientes, assim como notas fiscais após a verificação do pagamento
- conciliação diária das contas bancárias
- apresentação de relatórios gerenciais.
Todos os relatórios gerados estarão disponíveis para você o tempo todo. Além disso, um único consultor financeiro atenderá sua empresa via WhatsApp.
Ou seja, você terá uma linha direta com a Finanter para sanar qualquer dúvida sem demora.
Tudo resolvido de forma prática e descomplicada. Acelere o crescimento da sua pequena empresa de serviços, oferecendo a ela uma gestão financeira digitalde excelência!
E agora, faz sentido ter as vantagens da terceirização financeira na sua empresa?
A terceirização financeira digital da Finanter foi desenhada para as pequenas empresas de serviços em todo o Brasil.
Se a sua empresa, seja ela um escritório de arquitetura, uma agência de marketing, uma escola digital de cursos, uma clínica veterinária ou uma empresa de serviços; saiba que você pode usufruir das vantagens da terceirização financeira que desenvolvemos para as empresas de serviços em geral.
Em suma, você pode agendar uma chamada em nosso site com toda a praticidade, escolher o seu horário de preferência para que, possamos te explicar em detalhes e tirar maiores dúvidas sobre o nosso produto financeiro, bem como começar a reinventar a sua rotina financeira o mais breve possível com um ótimo custo x benefício!
Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência.
Ainda não conhece a Finanter?
Saiba mais sobre nossos produtos, nossa história ou agende uma chamada para dar o primeiro passo para reinventar a sua rotina financeira!