O que são os KPIs: como escolher os melhores para o seu negócio

Você realmente sabe se as estratégias de marketing e vendas da sua empresa estão trazendo resultados esperados?

No dia a dia de uma empresa, é normal que várias ideias e estratégias sejam colocadas em prática. Entretanto, para saber se os resultados estão sendo satisfatórios, é preciso de monitoramento e acompanhamento constante.

Acompanhar de perto as ações estratégicas é a melhor forma de saber o que está dando certo para o seu negócio. Mas para que os acompanhamentos sejam feitos da maneira correta, é preciso saber exatamente quais números serão monitorados.

E é nesse momento que os KPIs começam a fazer parte da sua rotina empresarial.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura. Vamos te explicar como tudo funciona.

O que são KPIs?

KPI vem da sigla em inglês ‘’Key Performance Indicator’’, ou em português, ‘’Indicador-chave de performance’’.

O principal objetivo de um KPI é analisar o desempenho do seu empreendimento ou de uma estratégia específica, como uma campanha de marketing, por exemplo.

As ações e técnicas criadas pela sua empresa, devem trazer resultados lucrativos, não é mesmo? Afinal, do que adianta iniciar um processo de mudanças, ou investir na criação de novas estratégias, se você não sabe o que realmente está dando certo ou não?

Para você entender melhor, vamos te dar um exemplo.

Imagine que a sua empresa lançou um novo produto. Para ajudar na divulgação do mesmo, você criou uma campanha de marketing no Facebook.

Será que a campanha está sendo realmente sendo vista pelo público-alvo? Quantos novos clientes a sua empresa conseguiu atrair a partir da divulgação? 

É muito importante que você saiba quais das suas ações estão trazendo resultados. Dessa forma, você pode eliminar as estratégias que estão trazendo prejuízo, e investir naquelas que estão trazendo lucro.

Quais os principais tipos de KPIs?

Como você já deve imaginar, há vários indicadores de desempenho que podem ser divididos e definidos de várias formas.

Contudo, lembre-se que cada um deles tem um propósito específico e por isso, você precisa primeiramente, definir quais são seus objetivos empresariais. Dessa forma, você consegue atrair melhores resultados.

Para você escolher os melhores tipos para o seu negócio, vamos falar um pouco sobre os mais comuns. Dessa forma, você consegue fazer uma análise e decidir pelo modelo mais apropriado para a sua empresa. Confira:

KPIs financeiros

Os KPIs financeiros, como o próprio nome já diz, são desenvolvidos para realizar a análise financeira da organização. Os principais KPIs financeiros são: 

1. Faturamento

O faturamento nada mais é do que a soma de todas as receitas do seu negócio. A intenção é analisar o desempenho das vendas e do lucro da empresa.

A soma de todas as receitas corresponde ao faturamento bruto de determinado período, que pode ser semanal, mensal, semestral ou anual.

2. Geração de caixa

Infelizmente, nem sempre é possível manter o fluxo de caixa positivo. Contudo, através de estratégias certas, é possível reduzir custos e despesas.

O controle de caixa deve ser feito frequentemente, pois a falta de organização financeira pode comprometer o sucesso da sua organização, até mesmo nos momentos de maior lucratividade.

3. Custos

Os custos são KPIs que identificam todos os gastos da sua empresa. 

Nem todos os custos podem ser eliminados. Contudo, alguns podem ser parcialmente reduzidos.

Para saber o valor de todos os custos, é muito simples: basta somar os gastos de todas as operações em um determinado período.

4. Lucratividade

O objetivo de toda a empresa é obter o lucro. Porém, o primeiro erro cometido pelas organizações, é confundir lucratividade com rentabilidade.

Antes de qualquer coisa, você precisa lembrar que lucratividade nada mais é do que um indicador que aponta o verdadeiro lucro da sua empresa.

O cálculo funciona da seguinte forma: 

Lucro líquido /receita bruta x 100 = porcentagem de lucratividade.

A maior parte do valor recebido na venda de produtos e serviços da sua empresa não fica com você. É preciso pagar as despesas, salários dos funcionários, impostos e muitos mais.

Porém, é possível aumentar a lucratividade através da redução de custos e otimização dos processos organizacionais. Ao saber o resultado do cálculo de lucratividade, fica mais fácil se organizar financeiramente.

KPIs de qualidade

Os indicadores de qualidade devem analisar erros e imprevistos que podem acontecer durante a criação de produtos e serviços.

É preciso descobrir se a empresa está alcançando objetivos e se os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado.

Ao analisar os KPIs de qualidade, a sua empresa consegue propor melhorias, obter informações que ajudem a criar estratégias futuras, utilizar melhor os recursos organizacionais e obviamente, melhorar a qualidade e reputação da empresa.

Os indicadores de qualidade mais utilizados são:

1. Efetividade

Será que os produtos e serviços desenvolvidos pela sua empresa realmente são efetivos? 

Uma ótima maneira de analisar esse KPI é através de pesquisas de mercado, por exemplo. A opinião do seu cliente sobre a sua empresa é fundamental para você saber como está a reputação do empreendimento.

2. Atendimento

Se a sua empresa não prestar um atendimento de qualidade, não adianta investir em campanhas de marketing e tecnologia.

O que o seu cliente mais quer é ser ouvido, não apenas antes da venda ser realizada, mas também depois.

As organizações que se preocupam com isso conseguem se destacar no mercado. Isso significa que monitorar a qualidade do atendimento prestado pela organização é fundamental para você obter sucesso.

Caso tenha algo de errado com esse indicador, converse com os seus colaboradores e tentem encontrar uma solução o mais rápido possível.

Não se esqueça de que a falta de um atendimento de qualidade pode beneficiar os seus concorrentes.

KPIs de capacidade

Os indicadores de capacidade devem mostrar o quanto a sua organização ou um determinado colaborador conseguem atrair resultados e produzir em um determinado período.

Os KPIs de capacidade estão completamente relacionados aos de qualidade, já que ambos mostram o potencial de competitividade da empresa.

Os indicadores mais utilizados são:

1. Total de atendimentos realizados por toda a equipe

É preciso tomar muito cuidado com esse indicador. Não adianta apenas incentivar o colaborador a atender uma enorme quantidade de clientes diariamente, mas sim, fazer com que os atendimentos sejam realmente efetivos.

Quando o cliente quer tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação, ele precisa de uma resposta assertiva, que realmente traga soluções.

A intenção, nesse caso, é atender o cliente de forma rápida, mas efetiva. Dessa forma, tanto o consumidor quanto a empresa são beneficiados.

Portanto, o ideal é alcançar o equilíbrio entre qualidade e quantidade. Nenhum cliente deve ficar sem receber atendimento, e os que forem atendidos, devem ter seus problemas solucionados.

2. Total de atendimentos por colaborador

Qual o número de atendimentos que um determinado colaborador pode realizar?

Lembre-se que muitas vezes, a empresa também pode ajudar o colaborador a aumentar esse número. O uso de ferramentas tecnológicas pode favorecer todo o processo de contato do público-alvo com a empresa.

Contudo, é importante analisar os resultados obtidos por cada colaborador. Caso o resultado geral seja insatisfatório, treinamentos e cursos de capacitação podem ajudar na resolução do problema.

3. Entrega de mercadorias (semanalmente e mensalmente)

Quantos pedidos a sua empresa consegue entregar um determinado período? Caso o resultado seja abaixo do esperado, o que poderia ser feito para resolver esse problema?

Quanto mais mercadorias a empresa conseguir entregar, melhor.

Investimentos em logística e tecnologia normalmente conseguem trazer resultados satisfatórios para as empresas que querem melhorar o processo de entrega.

KPIs de manutenção

Gerenciar um setor de manutenção sem indicadores de desempenho é quase impossível.

Se existem ferramentas que ajudam a avaliar dados estratégicos e consequentemente, melhoram o processo de decisão, por que não usá-las?

Um bom gestor deve fazer uso constante dessas ferramentas.

Os indicadores de manutenção, como o próprio nome já diz, são conjuntos de desempenho que ajudam a otimizar o funcionamento e manutenção de processos, fazendo com que a empresa consiga melhorar e produtividade e eficiência das operações.

Por isso, é muito importante que você conheça melhor os indicadores de manutenção, que são:

1. MTBF: Tempo Médio Entre Falhas

O objetivo é medir o tempo médio de funcionamento entre as falhas de um equipamento reparável. Dessa forma, fica mais fácil medir a confiabilidade da máquina em questão.

Quanto maior for o resultado, maior a confiabilidade da máquina.

2. MTTR: Tempo Médio para Reparo

O MTTR mostra o tempo necessário para que os colaboradores consigam colocar a máquina em funcionamento novamente.

Com os valores obtidos, é possível auxiliar o controle de reparos da máquina e obviamente, identificar problemas que possam atrapalhar a eficiência das máquinas.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico, as KPIs surgem como a solução para analisar o desempenho de diversas áreas da sua empresa.

Dessa forma, fica muito mais fácil descobrir quais são os melhores investimentos para se fazer na empresa, e o que deve ser eliminado por completo. É uma maneira de melhorar a gestão financeira e otimizar todos os processos empresariais.

Se você quer otimizar a gestão financeira da sua empresa e reduzir os custos organizacionais, entre em contato com a Finanter. 

Nós somos especialistas na área e montamos as melhores estratégias para otimizar o desempenho financeiro da sua empresa.

Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. 

Ainda não conhece a Finanter? 

Saiba mais sobre nossos produtosnossa história ou agende uma chamada para dar o primeiro passo para reinventar a sua rotina financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido a reprodução desse conteúdo sem autorização.