Como separar despesas pessoais das contas da empresa

Um das maiores dificuldades dos pequenos empreendedores é saber como separar despesas pessoais das contas da empresa.

Organização financeira é a palavra-chave do momento. Afinal, quem não quer economizar e aumentar o lucro ao mesmo tempo?

O problema é que muitas pessoas têm uma visão errada do termo educação financeira. Esse termo não está relacionado apenas ao hábito de não gastar dinheiro, mas sim, com estratégias que visam melhorar as finanças pessoais e da empresa.

Se você acha que a falta de gestão está atrapalhando a sua organização e fazendo com que você fique perdido, fique tranquilo. Nesse artigo, vamos te ensinar a separar despesas e ter um controle financeiro muito maior.

Por que é tão importante separar despesas pessoais das contas da empresa?

Ao abrir um negócio, quando o lucro ainda é baixo, parece muito mais cômodo utilizar a mesma conta para cuidar da empresa e da sua vida pessoal, não é mesmo?

Entretanto, esse hábito vai te deixar desorganizado e confuso. Consequentemente, você vai ter mais dificuldades em crescer profissionalmente.

Por isso, primeiramente, é importante ter uma conta poupança para as suas despesas do dia a dia, e uma conta jurídica, para cuidar do seu negócio.

Dessa forma, você já consegue dar o primeiro passo rumo a organização e liberdade financeira.

Normalmente, as pessoas que misturam as contas pessoais com as da empresa, são aquelas que tem dificuldade de se organizar financeiramente e muitas vezes, não conseguem lidar com o próprio dinheiro.

Isso significa que para você ter um controle maior da contabilidade e economia do seu negócio, é preciso, em primeiro lugar, saber organizar as suas contas pessoais.

Todos os meses, separe uma quantia para pagar contas da casa (luz, aluguel, condomínio, gás, entre outros), investimentos, valor separado para emergências e obviamente, entretenimento.

Desse modo, você vai ter uma noção melhor de organização e controle financeiro.

O que fazer para separar as despesas pessoais das contas das empresas?

Como já falamos, não tem como conseguir separar as despesas se você não tiver uma conta jurídica.

Mas é preciso ir além. Ou seja, criar uma conta para a sua empresa é importante, mas não é a única coisa que deve ser feita, pelo contrário.

Por esse motivo, vamos te dar outras dicas que com certeza, vão te ajudar a muito a controlar e separar suas finanças. 

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Há diversos programas e aplicativos de gestão financeira. Alguns deles são pagos, outro gratuitos.

Você não precisa ter diversos programas para ajudar a controlar as finanças. Ter um só é suficiente, desde que você saiba usá-lo adequadamente.

O objetivo é fazer com que você consiga controlar o fluxo de caixa, entender mais sobre os custos organizacionais e saber exatamente quando você pode pagar e quanto deve economizar.

2. Contrate uma empresa especialista em gestão financeira 

Você pode estar pensando que não contratar esse serviço é uma forma de economizar. Mas na verdade, é o contrário.

O motivo é simples: no dia a dia, você não tem tempo suficiente para lidar com questão financeiras. Entretanto, caso deixe de algo tão importante, a sua empresa pode sofrer prejuízos.

Você realmente sabe o quanto a sua empresa está lucrando? Tem uma boa noção de quais os custos envolvidos na manutenção do negócio? Já teve que pagar multas por perder o prazo do envio de obrigações?

São apenas algumas dúvidas que podem ser solucionadas com a ajuda de uma empresa especializada em gestão financeira.

3. Determine um salário para você

Ver dinheiro entrando na conta é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo?

Porém, um dos principais problemas que levam os empresários a mesclar as despesas, é o fato de eles não saberem exatamente quais são os lucros da empresa e o quanto deve ser retirado para fins pessoais.

Será que todo dinheiro que entra no caixa da empresa deve ser retirado? Com certeza não. Uma parte do que foi ganho deve permanecer lá, para cuidar de gastos referentes a empresa (pagamento de funcionários, fornecedores, aluguel do espaço, entre outros).

O seu salário deve ser compatível com os ganhos da empresa.

Se você pensar em utilizar tudo para você, vai ter dificuldades em manter o negócio nos próximos meses. Afinal, nunca se sabe quando algo pode acontecer – e nesses momentos, você vai precisar ter dinheiro guardado.

Não há dúvidas de que empreender no Brasil é um verdadeiro desafio. Entretanto, muitas empresas vão à falência por problemas administrativos e falta de controle financeiro.

4. Não leve suas despesas pessoais para seu empreendimento

A sua vida pessoal é uma coisa, a vida financeira, é outra.

De forma alguma, comece a pagar as despesas que você tem no cotidiano, como compras no supermercado ou escola dos filhos com a conta da empresa. A chance de você se perder financeiramente é enorme.

5. Guarde uma parte do dinheiro ganho

Especialistas afirmam que o ideal é guardar 30% do que se ganha. Contudo, sabemos que esse valor é muito alto para boa parte dos pequenos empreendedores.

O que você deve fazer é: guarde o máximo que puder. Se atualmente 30% for muito para você, tudo bem. Comece com 10%, tente chegar a 20% e por aí vai.

O começo é sempre mais difícil. Depois que você começar a entender como as despesas corporativas realmente funcionam, não vai ter tanta dificuldade em ser uma pessoa econômica.

O seu contador pode te ajudar com essa parte. Esse profissional consegue identificar exatamente quais os custos a sua empresa têm e o quanto você deve guardar.

Além disso, a economia brasileira está em uma situação instável. Por isso, a reserva financeira é a melhor forma de fazer com que você sempre tenha capital de giro, realize novos investimentos e resolva imprevistos o mais rápido possível.

As vantagens de separar despesas pessoais das contas da empresa  

Parece algo óbvio, mas a falta de educação financeira e experiência faz com que a mistura entre a conta pessoal e profissional se torne rotina.

Como já falamos, um dos principais motivos pela falência de pequenos empreendimentos, é a gestão financeira e organizacional.

Dessa forma, se você conseguir organizar e controlar seu negócio de modo profissional, com a ajuda de um bom contador, vai diminuir consideravelmente o risco de passar por problemas financeiros.

As vantagens vão muito além de ‘’ter mais dinheiro para gastar’’. Controle financeiro é independência, tranquilidade e sucesso.

Veja porque você deve começar a separar as suas despesas:

1. Diminuição do risco de endividamento 

Quantos empreendimentos da sua cidade fizeram muito sucesso em algum momento, mas logo depois, tiveram que fechar as portas?

Será que todos eles começaram a ter problemas com a diminuição do número de clientes? Bom, nem sempre.

Aliás, é até possível que a empresa tenha fechado as portas depois que o lucro começou a aumentar. Mas como assim? Simples. Quando entra mais dinheiro, as responsabilidades aumentam. 

É esse momento que alguns empreendedores se perdem. Eles começam a gastar mais do que o necessário e esquecem a importância de uma boa gestão. 

Por isso, se você não souber se preparar, vai ter dívidas empresariais bem altas.

Administrar empresas também é uma forma de gerenciais riscos. Por isso, sempre separe uma parte do dinheiro ganho para despesas emergenciais.

Dessa forma, se você tiver algum problema, vai conseguir se virar pelos próximos meses sem ter que recorrer a empréstimos bancários com juros astronômicos.

2. Diminuição de problemas tributários e fiscais

Os impostos consomem boa parte da receita de uma empresa. Entretanto, embora um bom gestor financeiro consiga utilizar a elisão fiscal para diminuir o pagamento de tributos, não é possível eliminá-los por completo.

Ou seja, não há como fugir: há diversas obrigações fiscais que você deve cumprir.

Imagine o seguinte cenário: ao manter suas finanças pessoais com as da empresa, você não vai saber o que realmente foi lucro, o que vai para o imposto de renda, tributação da instituição, investimentos…

Não precisa nem dizer que após poucos meses, você vai se sentir completamente desesperado, certo?

Além disso, se os seus gastos pessoais não forem condizentes com o lucro da empresa, você pode ter problemas para comprovar o faturamento do seu negócio.

3. Decisões mais assertivas e corretas

Ao separar as suas finanças e ter controle delas, você consegue tomar melhores decisões referentes ao futuro do seu negócio.

Fazer a análise dos números da empresa é uma forma de identificar o quanto pode ser investido em novos equipamentos, funcionários e ferramentas virtuais para otimizar o funcionamento da empresa.

4. Melhora da noção do fluxo de caixa

Não é porque você nunca passou por algumas das situações descritas nos tópicos anteriores que a sua empresa está imune a problemas financeiros.

No entanto, não saber exatamente quanto você tem no fluxo de caixa é algo que pode colocar a gestão financeira da sua empresa em risco.

A indefinição vai afetar a sua reserva, pois você não vai saber exatamente quanto está gastando com custos pessoais e profissionais.

Em outras palavras, separar suas finanças é o primeiro passo para a liberdade e independência financeira.

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