Como criar cobrança recorrente em empresa de serviços?

Pagamento Recorrente

Devido aos avanços tecnológicos e as mudanças econômicas, muitas empresas de sucesso no passado, tiveram que fechar as portas.

Claro que os altos tributos e a grande concorrência podem interferir nos resultados financeiros de uma organização. Entretanto, muitos problemas ocorrem a partir da má gestão e organização financeira.

Em meio a essas mudanças e tendências, surgiu um novo modelo de negócio: a cobrança recorrente, também conhecida como pagamento recorrente.

Mas afinal, como implementar esse sistema na sua empresa?

Se você tem dúvidas como essa, continue a leitura. Vamos te explicar como tudo funciona.

O que é cobrança recorrente?

É uma cobrança recorrente de um plano ou mensalidade feita de forma automática. Por exemplo: serviços de streaming, como o Netflix e Amazon Prime.

Funciona da seguinte forma: o consumidor autoriza a cobrança pela primeira vez, e nos outros períodos, a cobrança é feita de forma automática.

Em geral, o pagamento recorrente é feito de forma mensal, mas em alguns casos, pode ser anual.

Lembrando que quando o contrato acabar (se houver um contrato), o cliente tem todo o direito de pedir para cancelar o serviço.

A cobrança normalmente é feita através do débito automático, mas também pode ser realizada pelo cartão de crédito.

É difícil implantar a cobrança recorrente?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de empreendedores que desejam implantar esse modelo de pagamento.

Primeiramente, para que você possa colocar esse serviço em prática na sua empresa, será preciso contratar uma empresa especializada.

Você vai precisar dos seguintes dados dos seus clientes para fazer com que eles possam fazer os pagamentos de forma automática:

– Nome completo do cliente ou razão social

– CPF ou CNPJ;

– E-mail;

– Número de telefone;

– Número da conta bancária (se o pagamento for feito através do débito automático).

Depois de cadastrar o cliente, você vai precisar fazer o registro da cobrança. 

Para implementar o sistema, você irá ter que informar:

– O valor de cada mensalidade/cobrança.

– A periodicidade da cobrança.  Na maioria das vezes, o pagamento é feito de forma mensal. Mas cada caso é um caso. Por isso, veja o que fica melhor para a sua empresa e para o cliente.

– A data de quando será feita a primeira cobrança. Não esqueça de consultar o cliente, para que ele possa escolher a melhor data de vencimento do pagamento.

As vantagens da cobrança recorrente para a sua empresa

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: 

‘’Manter um cliente é mais fácil e barato do que prospectar um novo cliente.’’

Essa frase é uma verdade e realidade.

Se você quer economizar com os custos de prospecção, deve encontrar métodos de fidelizar os seus clientes. Há diversas formas de fazer isso acontecer: bom atendimento, condições especiais para consumidores antigos, promoções, entre outros.

Entretanto, a cobrança recorrente também é uma forma de fazer com que você retenha seus consumidores.

Se o cliente assinou o seu serviço e assinou um contrato, é bem provável que ele continue na sua base, fazendo pagamentos mensais ou anuais.

Caso você realmente se dedique a mantê-lo como cliente, pode até ser que no futuro, ele queira solicitar outros serviços da sua empresa.

Mas a fidelização de clientes não é o único benefício desse método. Veja outras vantagens de adotar a cobrança recorrente na sua empresa:

Inovação e modernidade

Oferecer serviços de forma otimizada é um diferencial para a sua empresa.

Como a vida moderna é extremamente agitada e corrida, muitas vezes, os clientes não têm tempo ou se esquecem de realizarem os pagamentos.

Para você entender melhor, vamos te dar um exemplo.

Imagine que você quer contar com um serviço de streaming, como o Netflix. O problema é que pode esquecer de fazer o pagamento.

Porém, se o valor for debitado direto da sua conta ou acrescentado no valor da fatura do seu cartão, o serviço não vai ser cancelado, porque não haverá o risco de você esquecer de realizar o pagamento.

Se você oferecer o pagamento recorrente, vai deixar a vida dos seus consumidores muito mais fácil.

Automação

Você quer manter a produtividade da sua equipe, ao mesmo tempo em que reduz custos sem necessariamente diminuir a qualidade do serviço?

Então adote o modelo de pagamento recorrente na sua empresa!

Automatize o processo de cobrança da sua empresa. 

Você já pensou no quanto poderia ter mais tempo, se simplesmente automatizasse algumas atividades?

Se existe a possibilidade de automatizar uma atividade, por qual motivo você não vai fazer isso? Ao sobrar mais tempo para você e seus funcionários, toda a equipe consegue focar em pontos mais importantes para o andamento da organização.

As vantagens da cobrança recorrente para os clientes

Se você falar para os seus clientes que oferece a cobrança recorrente, pode ter certeza: muitos irão começar a se interessar mais pela sua empresa.

Por que? Veja os motivos pelos quais os clientes estão dando preferência a esse modelo de pagamento:

Controle financeiro

O cliente sabe que toda semana, mês ou ano, ele terá que pagar essa conta. Dessa forma, o consumidor vai se programar melhor, já que sabe que precisa reservar o valor do pagamento.

Além disso, se a cobrança for feita pelo cartão de crédito, ele pode acumular benefícios, como milhas, por exemplo.

Conveniência

Como a maioria das pessoas tem o Internet Banking no celular, fazer pagamentos online não é algo difícil, já que atualmente, não é mais necessário ir ao banco para pagar contas.

Entretanto, como já falamos, devido a correria do dia a dia, o cliente pode esquecer de pagar o boleto.

Dessa forma, se você oferecer o pagamento recorrente, o consumidor não precisa se preocupar com as datas de vencimento, já que a cobrança é realizada de forma automática.

Não atinge o limite do cartão

Fale para o seu cliente ficar tranquilo. A cobrança recorrente não toma o limite de cartão, já que ela funciona como um boleto eletrônico, que é pago mês a mês.

Débito ou crédito recorrente: qual a diferença?

Os dois são um modelo de cobrança recorrente.

Entretanto, se o cliente escolher o primeiro modelo, o valor será debitado da conta bancária dele (na data escolhida).

Já se ele escolher a opção cartão de crédito, será acrescentando o valor na fatura dele.

É muito importante que você ofereça as duas opções. 

O débito recorrente é a melhor opção para os clientes que não possuem cartão de crédito.

O crédito recorrente é mais vantajoso para os clientes que gostam de acumular pontos no cartão.

Quais segmentos podem utilizar a cobrança recorrente?

Qualquer empresa que possua o modelo de venda recorrente pode utilizar esse modelo.

Ao longo desse artigo, citamos o Netflix algumas vezes, já que esse serviço de streaming é um ótimo exemplo de empresa que oferece a opção de pagamento recorrente.

Entretanto, a sua empresa também pode ser adepta desse sistema.

Se você quer fidelizar clientes, diminuir o risco de inadimplência e tornar a vida do consumidor mais fácil, pode ter certeza: a cobrança recorrente vai se tornar um diferencial do seu negócio.

Para que você conheça outros exemplos, vamos mostrar os segmentos empresariais que mais utilizam a cobrança recorrente:

Academias 

O pagamento recorrente é um dos principais aliados das academias.

A maioria dos alunos pretende fazer academia por bastante tempo. Ou seja, eles têm a intenção de continuar pagando o plano.

Para que não haja o risco de eles esquecerem de efetuar o pagamento, ofereça a cobrança recorrente. Dessa forma, ambos os lados saem ganhando.

Instituições de ensino em geral

Os alunos de universidades e outros cursos livres de menor duração, também irão fazer vários pagamentos mensais.

Para que você não tenha que se preocupar em lembrá-los de realizar o pagamento, a cobrança recorrente aparece como uma solução.

Aplicativos

Em geral, os aplicativos pagos cobram um valor muito baixo mensalmente.

Por esse motivo, é bem provável que os clientes acabem esquecendo de efetuar o pagamento.

Mas isso não será um problema se você cobrar todos os meses o valor da assinatura através do débito ou crédito recorrente.

Economia da recorrência e sua importância nas relações comerciais

A automatização de pagamentos com cobranças personalizadas é uma das grandes vantagens para o seu negócio.

Se você quer diminuir o custo da implementação de métodos de pagamentos e ter mais tempo para lidar com outras questões, automatize esse processo.

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Por isso, está na hora de terceirizar o seu financeiro e cuidar do que realmente interessa para o seu negócio. Você já tem muita coisa para se preocupar e por isso, ter que lidar com a gestão financeira sozinho acaba sendo extremamente desgastante.

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