Quais as principais funções do departamento financeiro?

Todo setor de uma empresa possui sua determinada importância.

Os profissionais de marketing devem saber como utilizar as redes sociais e os pontos fortes da empresa para atrair mais clientes. Já o setor de recursos humanos, é responsável pelo recrutamento e seleção de novos colaboradores e avaliação de desempenho.

Contudo, nenhuma delas trabalha de forma totalmente sozinha.

Um profissional de marketing que possui algumas ideias para atrair clientes, deve conversar com os profissionais do financeiro, para saber se os investimentos em divulgação estão de acordo com a realidade orçamentária da empresa.

O mesmo acontece com o departamento de recursos humanos. Será que a empresa possui condições de fazer novas contratações? Quanto vai custar o processo de treinamento e desenvolvimento de colaboradores?

Para responder essas perguntas, é fundamental fazer uma análise financeira da organização.

Quem pouco entende das funções do departamento financeiro acha que o trabalho dos responsáveis por esse setor é simplesmente realizar a gestão de contas.

Porém, como você viu, não é bem assim. Os outros departamentos da empresa dependem do financeiro. Além disso, o trabalho vai muito além de analisar os custos, despesas e lucro.

Entre as principais funções desse setor estão:

1. Tesouraria

É aqui que todo o controle financeiro do empreendimento acontece. Os tesoureiros têm como principais responsabilidades garantir que todos os pagamentos sejam realizados e devidamente registrados.

Para o trabalho ser desenvolvido de forma eficiente, é fundamental que os profissionais responsáveis pela tesouraria, transmitam informações para o setor contábil.

2. Planejamento financeiro

O que acontece é que muitas empresas, principalmente as pequenas, não possuem uma área exclusiva de controladoria. Consequentemente, esse trabalho acaba sendo realizado pelo setor financeiro.

O planejamento financeiro ou orçamentário é um documento que tem como principal objetivo planejar o orçamento empresarial e traçar objetivos para os próximos meses.

Dessa forma, a empresa saberá não apenas o quanto investir, mas quais investimentos devem ser priorizados.

3. Gestão de tributos

Qualquer empresa, independentemente do país em que ela está localizada, deve pagar impostos.

No Brasil, obviamente, não é diferente. Aliás, as empresas brasileiras precisam lidar com impostos o tempo todo.

Como é uma atividade burocrática e qualquer detalhe faz a diferença, a gestão de tributos precisa ser feita por um profissional com conhecimento em gestão financeira e contabilidade.

Qualquer erro e inconsistência de dados pode trazer graves prejuízos e problemas com a Receita Federal.

4. Gestão de pagamentos

O profissional responsável pela gestão de pagamentos deve organizar, contabilizar e registrar todas as obrigações financeiras.

O objetivo é realizar todos os pagamentos de forma correta, para que dessa forma, a empresa não tenha nenhuma pendência com fornecedores ou funcionários.

5. Demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras são simplesmente os relatórios que indicam o desempenho de uma organização em determinado período. 

Ou seja, para descobrir como anda a saúde financeira da empresa e se a empresa está realizando bons investimentos, é necessário analisar todos os indicadores financeiros.

Os relatórios mais utilizados são o balanço patrimonial e o demonstrativo de fluxo de caixa.

6. Gestão de riscos

Como o próprio nome já diz, o profissional ou a equipe responsável por esse trabalho, deve saber avaliar riscos que podem comprometer o orçamento da empresa.

A gestão de riscos é uma forma de encontrar problemas antes mesmo de eles surgirem, para que dessa forma, a saúde financeira da empresa não seja impactada.

Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. 

Ainda não conhece a Finanter? 

Saiba mais sobre nossos produtosnossa história ou acesse nossa central de ajuda para tirar maiores dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido a reprodução desse conteúdo sem autorização.