Enfim, chegou o novo serviço de pagamentos do Whatsapp chamado WhatsAppPay. Com esse serviço, os usuários do aplicativo podem realizar transferências utilizando cartões pré-pagos, cartões de débito ou cartões múltiplos com a função de débito sem pagar taxas e dispensando a necessidade das conhecidas maquininhas de cartões.
Em outras palavras, o WhatsApp agora permite que pessoas transfiram dinheiro para outras pessoas, assim como enviam mensagens, áudios, vídeos ou fotos. Por enquanto, não está previsto a cobrança de taxas na plataforma do Facebook, detentora do aplicativo.
Resumindo, as transferências de pessoa física para pessoa física terão limite diário de R$ 1 mil e poderão ser feitas até 20 operações por dia. Ainda assim, há um limite mensal de R$ 5 mil para pagamentos. Contudo, a ferramenta de pagamentos para empresas não tem limitações. A ferramenta só está disponível para estabelecimentos em território brasileiro e as transações devem ser feitas em moeda nacional.
Quais são os bancos participantes do WhatsAppPay?
Nesse primeiro momento, o serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito e pré-pago do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.
Como a transação é realizada por meio da plataforma da Cielo, o acesso está aberto para outras empresas interessadas que decidirem se tornar parceiras, segundo o WhatsApp.
Como acessar a Ferramenta no WhatsApp?
Para acessar a ferramenta, você deve seguir o passo-a-passo logo abaixo para saber como utilizar a nova ferramenta de pagamentos:
- Abra o WhatsApp e toque em “ajustes” e depois em “pagamentos”;
- Toque em Facebook Pay e depois em “continuar”;
- Crie um PIN (senha) de seis dígitos para poder usar nas transações e toque em “avançar”;
- Digite seu nome completo, adicione seu telefone e depois o CPF;
- Preencha os dados do seu cartão de crédito;
- Toque em “salvar”;
- Por último, verifique o cartão por meio de um código que será enviado por SMS, e-mail ou pelo próprio app do banco. Feito isso, já pode começar a realizar transações.
Este conteúdo faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência.
Ainda não conhece a Finanter?
Saiba mais sobre nossos produtos, nossa história ou acesse nossa central de ajuda para tirar maiores dúvidas!