A importância da gestão financeira para agências de marketing

A gestão financeira é uma ferramenta essencial para as agências de marketing.

A análise do fluxo de caixa ajuda a melhorar o processo de tomada de decisões, fazendo com que dessa forma, seja possível criar estratégias mais condizentes com o atual orçamento da empresa.

Apesar do controle financeiro ser algo crucial para as empresas, muitas agências ignoram a importância dessa ferramenta.

Se você quer crescer de forma mais organizada, desenvolver um plano de negócios mais eficiente e controlar melhor o fluxo de caixa da sua empresa, continue a leitura. Vamos te explicar tudo sobre o assunto.

O que é gestão estratégica financeira?

As agências de marketing, publicidade e comunicação possuem um problema em comum: o poder de negociação com os clientes.

Devido à alta concorrência, muitas empresas do setor não sabem mais o que fazer para aumentar o lucro, sem fazer com que seja necessário aumentar o preço dos serviços.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a estruturação financeira é o primeiro passo para uma gestão mais eficiente.

Sem essa ferramenta, fica praticamente impossível não perder dinheiro.

Basicamente, gestão estratégica financeira é um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo, melhorar a situação econômica de uma empresa, para que dessa forma, seja possível obter lucro, até mesmo em período de crises e adversidades.

As principais estratégias são a redução de gastos, elaboração e controle do fluxo de caixa, monitoramento de contas, etc.

O problema é que nas agências de marketing, essa estratégia acaba sendo deixada de lado. Como o foco desse setor é outro, muitas empresas ignoram a importância da gestão financeira.

Esse é um grande erro, pois até mesmo empreendimentos com uma ótima clientela e boa reputação no mercado, podem por tudo a perder, se elas não se preocuparem com a parte financeira do negócio.

A importância da gestão financeira para agências de marketing

Você realmente tem o controle financeiro da organização? Sabe o quanto cada cliente está trazendo de lucro para a agência?

Mesmo que você possua ótimos clientes, é importante saber se o valor investido na prestação de serviços está realmente trazendo benefício para a empresa.

Todo serviço prestado tem gastos – apenas aqueles que realmente trazem lucro é que devem ser mantidos.

Certamente, quem trabalha nessa área deve prestar um serviço de extrema qualidade, totalmente focado na experiência do consumidor. Além disso, é importante focar na produção de materiais criativos.

Porém, sem uma análise financeira adequada, o prejuízo começa a aparecer, afinal, qualquer erro de gestão, pode fazer com que você tome decisões inadequadas e prejudiciais ao setor financeiro da agência.

4 dicas para a sua agência realizar um gerenciamento financeiro de qualidade

A saúde econômica da sua empresa é um assunto de extrema importância.

Se o prejuízo está começando a aparecer, é necessário manter a calma. Quando isso acontece, é normal que a empresa tente desesperadamente atrair novos clientes.

De fato, aumentar o lucro da empresa é essencial. Contudo, se o problema é a gestão financeira, não basta apenas vender mais. É preciso verificar o que realmente está trazendo prejuízo.

Para você saber como realizar uma gestão financeira de qualidade na sua agência, confira nossas dicas:

Controle do fluxo de caixa

Monitorar o fluxo de caixa precisa ser uma atividade diária.

Nós sabemos que no dia a dia, fica impossível dar conta de tudo, não é mesmo? Afinal, como gestor de uma empresa, você tem diversas questões para se preocupar.

Contudo, é necessário saber o que está acontecendo. Obviamente, nada impede que você terceirize esse trabalho (o que é altamente recomendado), mas para ter mais controle da situação, converse com o seu gestor financeiro para que juntos, vocês possam monitorar o fluxo de caixa.

Mas por que é tão importante monitorar o fluxo de caixa?

Primeiramente, porque saber interpretar informação relacionadas ao lucro, gastos, despesas e investimentos faz toda a diferença no sucesso de uma agência de marketing.

Quando se analisa o comportamento das entradas e saídas de dinheiro, você consegue identificar um certo padrão nas suas empresas.

Por exemplo, imagine que ao fazer a análise, você descobriu que março e abril são os meses mais lucrativos para a sua agência. Nesse caso, o que pode ser feito para que os outros meses sejam tão lucrativos quanto março e abril?

Com essa informação, fica mais fácil criar estratégias para atrair novos clientes.

Para te ajudar a entender melhor, vamos te dar um exemplo.

Imagine que dezembro e janeiro são os meses que a agência menos lucra. Então que tal a sua agência focar nas empresas que mais costumam vender nesse período?

Lojas de roupas de praia, redes de hotéis, pousadas… as empresas desses setores costumam lucrar muito no verão. Contudo, elas também precisam lidar com um alto número de concorrentes e por isso, podem estar dispostas a realizar investimentos em marketing e publicidade.

Criação de uma base de dados

O planejamento deve ser uma estratégia permanente da sua empresa. 

O ideal é criar um histórico de dados financeiros, para que dessa forma, seja possível salvar e analisar informações referentes ao fluxo de caixa e relatórios contábeis.

Para realizar projeções financeiras e pensar em modos de investimentos na sua agência, é necessário analisar a base de dados primeiro, pois esse material possui informações cruciais sobre toda a parte financeira da empresa.

Separação de contas pessoais das contas da agência

Esse é um dos motivos pelos quais tantos gestores perdem o controle financeira da agência.

A sua conta pessoal é uma coisa, a sua conta jurídica é outra.

Se você paga uma despesa pessoal com o dinheiro da conta jurídica, pode acabar prejudicando as finanças da agência.

Mas o que fazer nesse caso?

A nossa dica é definir um pró-labore: defina uma remuneração fixa que funcionará como um salário mensal para o gestor.

Essa é uma orientação comum. Contudo, mesmo com todos os avisos, muitos gestores ainda utilizam as duas contas como se elas fossem apenas uma só. Não seja um deles.

Definição de propósitos

Profissionais de marketing sabem como ninguém a importância de definir metas e objetivos empresariais.

Contudo, quando esses objetivos envolvem altos investimentos, é comum que decisões equivocadas acabem sendo tomadas.

Definir propósitos é importante. Porém, antes de começar a agir, reflita. Será que o valor do investimento condiz com a realidade orçamentária da agência? 

Quando os intuitos não são bem delineados, os gestores perdem o controle financeira da empresa.

Veja alguns exemplos de metas (números demonstrativos, você pode adaptá-los de acordo com os seus objetivos e fluxo de caixa da empresa):

– Aumenta o lucro em 10% nos próximos doze meses

– Reduzir as despesas fixas em 5% nos próximos 5 meses

– Investir 10% do lucro da empresa em divulgação

Como reduzir os custos da agência com a gestão estratégica financeira?

A gestão financeira é a melhor ferramenta para a sua agência reduzir custos e despesas.

Você pode até achar que não, mas sim, sempre é possível cortar despesas de uma forma que a qualidade dos serviços prestados pela agência não seja comprometida.

Veja como reduzir custos de maneira eficiente:

Entenda como o orçamento é distribuído

O responsável pelo setor financeiro deve criar relatórios que mostrem a forma como às verbas da agência são divididas.

A sua empresa possui um orçamento base que deve ser utilizado para fazer projeções e investimentos futuros.

Automatização de processos manuais

Profissionais de marketing e publicidade também entendem muito de tecnologia. Ou seja, a maioria das agências, já utiliza softwares que ajudam a reduzir o tempo necessário para realizar determinadas atividades.

Contudo, algumas agências ainda não aproveitam as inovações digitais de forma correta.

Descubra quais despesas podem ser reduzidas

Estamos vivendo um cenário econômico extremamente instável. Portanto, mais do que nunca, é necessário encontrar formas de reduzir despesas.

Aprenda a poupar uma parte do dinheiro que chega na sua agência. Dessa forma, caso em algum momento, seja necessário utilizar recursos financeiros, você não precisar recorrer a empréstimos.

Para reduzir despesas de forma adequada, você, gestor, deve combinar a gestão financeira com o controle do fluxo de caixas.

Por exemplo, a sua agência possui uma alta rotatividade de funcionários? Caso a resposta seja sim, pode ter certeza: a sua empresa está deixando de lucrar.

O motivo? Bom, mesmo um profissional experiente, quando começa a trabalhar em um novo local, leva um certo tempo para se adaptar a cultura da empresa e trazer lucro.

Até ele se adaptar, vai levar um tempo. Portanto, o ideal é que você treine, capacite e motive os funcionários que já estão na empresa.

Dessa forma, vai poder reduzir os custos com processos seletivos e outras despesas relacionadas a contratação de funcionários.

Se a agência estiver crescendo e você quiser contratar novos funcionários, é um caso diferente. Porém, a troca constante de colaboradores para cargos de trabalho já existentes na agência, vai trazer prejuízo para a sua empresa.  

Terceirize a gestão financeira da sua agência

Você deve estar ciente da atual situação econômica da sua empresa.

Contudo, a gestão financeira é uma ferramenta que deve ser feita por alguém que se dedica 100% a esse trabalho.

Você não tem todo esse tempo disponível, não é mesmo? Por isso, a Finanter se coloca à sua disposição para cuidar da gestão e controle financeiro da sua agência de marketing.

Para mais informações, entre em contato com a nossa empresa. Nós iremos te responder o mais rápido possível.

Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. 

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