Ao iniciar um novo negócio, você deve encontrar meios de agradar os clientes. Alguns deles não possuem cartão de crédito e necessitam da emissão de boletos.
Ou seja, se você só permite o pagamento através desse tipo de cartão, vai perder uma boa parte do público-alvo.
Já outros preferem pagar apenas em dinheiro, pois assim, eles conseguem garantir um bom desconto ao adquirir determinado produto ou serviço.
No meio desse cenário, surgiram os boletos – uma forma de pagamento prática, simples e que pode ser feita de qualquer lugar.
Se você quer entender mais sobre o assunto e sobre a emissão de boletos, está no lugar certo!
Vamos te mostrar como tudo funciona logo abaixo.
O que é um boleto bancário?
É um documento utilizado como meio de pagamento de um produto ou serviço.
Você até pode ter a impressão de que esse instrumento de pagamento está ultrapassado, mas na verdade, está enganado.
Primeiramente, muitas pessoas não gostam de colocar os dados do cartão de crédito ou débito na internet. Por isso, elas preferem utilizar o boleto, já que é um meio mais seguro.
É uma forma simples e fácil de atrair clientes, já que se você dificulta as opções de compra de serviço, os seus consumidores podem acabar desistindo de fazer negócios com você.
Quais as principais vantagens de vender no boleto?
Além de ser uma modalidade de cobrança bem tradicional e aceita pelos brasileiros, os boletos são muito utilizados durante as compras online.
Por isso, é importante realizar a emissão de boletos.
Na atuação situação, em que as pessoas evitam sair de casa e dão a preferência as lojas virtuais, é muito importante que você ofereça essa opção aos seus consumidores.
Caso contrário, vai acabar entregando boa parte do seu público-alvo para empresas concorrentes que trabalham com boleto bancário.
É uma solução para atrair novos clientes que usam esse método de cobrança.
Veja 7 motivos pelo qual a sua empresa deve aceitar emitir boletos para os consumidores:
Redução de custos
Diminuir custos é sonho de qualquer empresário. Não importa se você é autônomo, tem uma loja física ou virtual – quanto mais você conseguir reduzir gastos, mais lucro você terá.
A vantagem é que o boleto é vantajoso tanto para você quanto para o cliente.
O custo para emitir um boleto é muito baixo, principalmente quando você compara os gastos relacionados as taxas do cartão de crédito.
Facilidade de emissão
Basta gerar um boleto, entregar ao seu cliente e pronto: em cinco minutos o documento vai estar disponível para pagamento.
Se o seu negócio contar com um intermediador de pagamento (empresa especializada em pagamentos online), o processo se torna ainda mais simplificado.
Vantagem competitiva para a empresa
Você com certeza busca encontrar meios de se destacar em meio a concorrência, não é mesmo?
Para isso acontecer, precisa realizar serviços e oferecer benefícios que outras empresas não oferecem.
Por exemplo, boa parte das companhias aéreas não aceita boleto como forma de pagamento. O que acontece? Os passageiros que não possuem cartão de crédito acabam não podendo comprar passagens dessas empresas.
A Azul é uma das únicas companhias aéreas que aceita boleto como modalidade de cobrança. Ou seja, a Gol, por exemplo, acaba perdendo boa parte de seus clientes pelo fato de não emitirem boletos.
Quanto mais opções você oferecer ao seu cliente, mais fácil será para ele realizar negócios com você.
Para que você entenda melhor sobre um assunto, vamos te mostrar uma situação.
Imagine que você está entrando em uma loja física para comprar um produto, mas o local em questão, não aceita a bandeira do seu cartão. Certamente você vai procurar outra loja, não é mesmo?
O mesmo acontece com o seu consumidor. Se você não diversificar suas modalidades de cobrança, vai limitar as opções para os clientes. Consequentemente, vai perder a chance de vender produtos e serviços.
Segurança
Muitos consumidores já tiveram o cartão de crédito clonado e por esse motivo, evitam realizar compras no cartão, principalmente em plataformas de e-commerce.
Portanto, ao oferecer mais segurança e praticidade para o consumidor, você acaba ganhando a preferência.
Quem gosta de comprar em plataformas de e-commerce pode ficar receoso em colocar os dados do cartão.
Com o fim dos boletos sem registro, o processo se torna ainda mais seguro.
Melhora do fluxo de caixa
Os boletos podem ser muito mais benéficos para o seu negócio do que os cartões.
Aliás, como já falamos, se você tiver um intermediador de pagamento, o processo se torna ainda melhor, já que pode receber o valor pago pelo cliente de forma quase imediata.
Além disso, como os boletos quase nunca podem ser parcelados, você incentiva os seus clientes a fazerem compras à vista. Ou seja, além de receber o valor rapidamente, fica livre das taxas do cartão de crédito.
Controle de pagamento
Controlar as finanças de um negócio é sempre algo difícil. Obviamente, para melhorar o processo de tomada de decisão e o planejamento estratégico, esse trabalho só deve ser realizado por um gestor financeiro.
Caso você tente organizar e controlar o fluxo de caixa sozinho, pode cometer erros significativos que interfiram no lucro da sua empresa.
Portanto, não coloque o seu negócio em risco. Terceirize seu financeiro e deixe essa parte com alguém que realmente entende de gestão financeira e corte de gastos.
Porém, mesmo com todas as dificuldades, a emissão de boletos pode te ajudar e muito a se organizar financeiramente.
Primeiramente, porque ao ter um sistema de emissão de boletos, você consegue ter um controle muito maior do fluxo de caixa.
Dessa forma, fica muito mais fácil emitir relatórios e acompanhar as finanças da sua empresa.
É possível gerar boletos sendo pessoa física?
Muitos autônomos acreditam que a emissão de boletos só pode realizar por médias e grandes empresas, mas não é assim que funciona.
Aliás, para você ganhar mais clientes e adquirir vantagem em relação aos grandes negócios, diversifique as modalidades de cobrança.
A alternativa é viável mesmo para quem não tem um CNPJ.
Sistemas de emissão de boletos
Você já sabe que o boleto é uma modalidade de pagamento extremamente segura.
Por isso, o ideal é que você escolha uma empresa de gestão financeira digital para emitir não somente boletos, mas também, notas fiscais, como a Finanter.
Os boletos podem ser emitidos através de um banco ou de um software especializado.
Caso escolha a primeira opção, precisa ir até um banco e solicitar uma carteira de cobrança que possa ser conectada com a sua conta corrente. Será necessário pagar algumas taxas. Portanto, antes de fechar qualquer negócio, analise os custos envolvidos.
Se decidir emitir boletos através de um software programa, escolha o mais adequado ao seu negócio.
O que é um sistema gerenciador de boletos?
No ano de 2018, se tornou obrigatório a emissão de boletos registrados. Antes disso acontecer, era comum a ocorrência de fraudes. Porém, não funciona mais dessa forma.
Esse é um dos motivos pelos quais gerar boletos é seguro tanto para a sua empresa quanto para o consumidor.
O gerenciador de boletos é um programa de automação que trabalha em conjunto com a ferramenta de pagamento virtual e se comunica com a rede bancária escolhida pelo seu negócio.
Ou seja, toda vez que um consumidor escolher essa modalidade de cobrança, o programa irá receber todas as informações necessárias sobre o cliente e a compra, como dados bancários e o valor do boleto.
Como o sistema de gerenciador de boletos funciona?
O boleto pode ser pago em casa lotéricas, agências bancárias ou pelo Internet Banking.
Os consumidores que não possuem o aplicativo do banco no celular, devem se dirigir a uma lotérica ou ao banco para realizar o pagamento.
Todas essas informações devem constar no processo, para que não haja nenhum erro no sistema (que possa interferir na liberação do valor):
– Documento do cliente (pode ser CPF ou CNPJ)
– Endereço do consumidor
– Data de vencimento do boleto (alguns boletos começam a cobrar juros se forem pagos depois de determinada data, ou são simplesmente cancelados)
– Valor da compra
Ao ter um sistema de gerenciador de boletos a sua disposição, você vai receber um arquivo com todas as informações relevantes em relação ao boleto pago por um cliente.
A empresa responsável pelo processo deve conferir as informações para ver se está tudo em ordem.
Emissão de boletos é com a Finanter
Agora que você já entendeu os benefícios de oferecer esse método de pagamento ao seu consumidor, está na hora de contar com um sistema de gerenciamento de boletos.
A Finanter vai fazer isso por você e da melhor forma possível.
Somos uma empresa de gestão financeira, que queremos desburocratizar ao máximo a rotina financeira da sua empresa.
Sabemos que você já tem muita coisa para se preocupar: prospecção de clientes, contrato com fornecedores, manutenção das mídias sociais e muito mais.
Portanto, nós nos responsabilizamos pelo seu financeiro. Além de te ajudarmos a emitir boletos para que você consiga atrair mais clientes, nós cuidados da gestão financeira da sua empresa para que consiga melhorar o fluxo de caixa através da redução de custos e otimização de processos.
Mande uma mensagem para a gente conhecer um pouco mais sobre você!
Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. Ainda não conhece a Finanter? Saiba mais sobre nossos produtos, nossa história ou acesse nossa central de ajuda para tirar maiores dúvidas!