Como uma boa gestão financeira digital pode mudar sua empresa

gestão financeira

Certamente, qualquer que seja o ramo de prestação de serviço da sua empresa, ela necessita de uma boa gestão financeira digital.

Essa é uma questão de quebrar paradigmas, mantendo o ingrediente fundamental: responsabilidade.

Afinal, ao fracassar, o empresário distribui as consequências da derrota para muitas pessoas. Até para aquelas da própria família!

É como se você fosse ator em uma minissérie. A tensão aumenta a cada episódio, pois você vê sinais de que sua empresa não está seguindo uma rota de sustentabilidade econômica.

Ao invés de esperar, você age! Porque é chegada a hora de estabelecer parcerias, buscar solução financeira e mudar o final da trama.

A vida nada fácil dos pequenos empresários

Uma rotina que vai muito além do simples equilíbrio das finanças! Nem sempre as equipes das pequenas empresas dão conta de todas as tarefas:

  • Controle da inadimplência
  • Contratação de funcionários
  • Emissão rotineira de muitos boletos de pagamento e notas fiscais
  • Criação de estratégias para atrair novos clientes
  • Avaliação e consolidação das ferramentas de marketing mais adequadas para o negócio.

Entretanto, todos os anos centenas de proprietários de empresas brasileiras se vêm obrigados a encerrar seus negócios. Em muitos casos, a ineficiência na gestão financeira é a razão principal.

Contudo, geralmente ela não acontece por incapacidade técnica do empreendedor, mas pela própria limitação para lidar com as mais variadas exigências do mercado empresarial.

Afinal, micro e pequenas empresas nem sempre contam com um departamento financeiro. Por outro lado, não conseguem viver sem as atribuições tradicionalmente assumidas por um.

As finanças do seu negócio estão mesmo sob controle?

Entendemos que você investiu um certo tempo em aprender sobre fluxo de caixa e preenchimento de planilhas de gestão empresarial. Acontece que na prática muita coisa se mostrou complicada, não foi?

A desaceleração da economia brasileira foi um banho de água fria.

E ainda veio a quarentena por causa da pandemia de Covid-19! A receita do seu empreendimento despencou. Não foi possível evitar retiradas precoces no caixa, por mais que você soubesse que essa prática é condenável.

Assim como você, existem milhares de pequenos empresários no Brasil que estão sempre alertas, esperando por tempos ruins. Porém, o que ninguém poderia prever é que haveria contratempo muito pior do que o imaginado!

Entenda o que é startup de gestão financeira digital

Certamente você já ouviu o termo startup, mas talvez não saiba bem o que significa. Sim, é uma palavra importada do inglês, que traduzida para o português fica: começa já.

São empresas que começaram recentemente, ambicionam um crescimento rápido e estão ancoradas em tecnologias modernas. Foram criadas startups nos mais variados setores da economia, sendo as mais conhecidas:

  • Spotify, pioneira em levar música pelos meios digitais
  • Uber, que usando comunicação à distância, uniu demanda por transporte a pessoas dispostas a conduzir carros.

Sua empresa pode ser parceira de uma startup que se responsabiliza pela rotina financeira por uma gestão financeira digital. Por que não? Uma parceria com a qual você ficará livre para se dedicar ao que te dá mais prazer enquanto empreendedor.

A diferença entre consultor financeiro e gestão financeira digital

“Então eu devo contratar um consultor financeiro?”

Essa deve ser a pergunta que você se faz no momento. Não, a ideia não é contratar uma consultoria financeira. A atuação desse profissional se restringe à análise de um problema específico e aconselhamento sobre ele.

A operacionalização da solução, se a sugestão do consultor for acatada, ficará por sua conta e de seus funcionários. Estamos falando aqui de uma espécie de dobramento desse tipo de serviço.

Para esclarecer, aqui vai outro termo em inglês: Business Process Outsourcing (BPO). Ou seja, significa terceirização de processos no mundo dos negócios.

Consequentemente, a tecnologia digital contribui para que processos mercadológicos sejam efetuados com muito mais agilidade e transparência do que no passado.

Nesse momento, uma solução financeira é o que você mais precisa. Sem contar que manter as finanças em equilíbrio, permitindo sua empresa sobreviver à retração econômica é sua maior ambição.

Portanto, por que não apostar em terceirizar a gestão financeira digital da sua empresa?

Conheça o poder da gestão financeira digital

Primeiramente, as pequenas empresas precisam de ferramentas simples, que agilizem suas rotinas. Em outras palavras, a junção da tecnologia digital com a experiência profissional na busca de solução financeira vem se mostrando promissora para esse setor do mercado.

Logo abaixo, listamos algumas tarefas que uma empresa de gestão financeira digital pode fazer por você:

  • Emissão frequente do relatório de fluxo de caixa e do Demonstrativo de Resultado do Exercício Gerencial (DRE)
  • Conferência dos saldos das contas bancárias
  • Emissão e envio de boletos bancários aos seus clientes
  • Auditoria de documentação financeira.

Por outro lado, perceba que é mais do que avaliar e opinar sobre uma situação momentânea. É trabalhar junto! Você conta a expertise em finanças empresariais e colhe benefícios como esses:

  • Economia em encargos operacionais e trabalhistas
  • Aprimoramento das questões contábeis e tributárias da empresa
  • Maior transparência entre sócios.

Transforme o final da minissérie com a gestão financeira digital da Finanter

No entanto, não é novidade que experimentamos a tecnologia digital se expandindo progressivamente em todas as áreas. Ela nos ajuda, por exemplo, a economizar tempo.

Certamente, ciente da pressão rotineira a que estão submetidos proprietários de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEI), dois profissionais criaram a Finanter. Ela é uma startup voltada para esse setor financeiro.

Percorra aqui os passos que você vai dar como associado à Finanter e assim desfrutar de uma gestão financeira digital de excelente qualidade.

Depois de realizar a contratação dos serviços, você pode escolher como enviar os documentos financeiros de três formas:

  1. Através do Google Drive;
  2. Pelo sistema em nuvem já implantado na Finanter;
  3. Ou por e-mail diretamente com o seu gerente de conta.

Sobretudo, nesse sistema os dados são tratados num ambiente criptografado, garantindo segurança e sigilo para sua empresa. A seguir, um especialista financeiro ficará responsável por responder suas dúvidas via WhatsApp.

Isso mesmo! Um profissional capacitado em solução financeira te atenderá a qualquer momento no período comercial.

As respostas aos seus questionamentos podem vir por texto ou áudio. No entanto, é possível agendar uma reunião virtual – ou chamada, como chamamos habitualmente.

Por exemplo, você pode receber explicações detalhadas sobre o fluxo de caixa da sua empresa. Perceba que a demanda operacional depende apenas de internet de boa qualidade.

Com mais tempo, você pode focar mais no seu negócio e no que mais faz sentido para você.

Sobrando tempo, você pode finalmente participar de cursos sobre liderança e então tentar amenizar os conflitos entre seus funcionários.

Também será possível planejar com calma uma inovação nos serviços prestados pelo seu negócio.

Ou seja, a Finanter sabe que, assim como ela, os empresários de pequeno porte querem crescer. Ela reconhece que muitos dos episódios com final infeliz podem bem ser substituídos por outro.

Em suma, você é o ator, mas nada impede que seja também o roteirista da minissérie. E lembre-se, a Finanter está capacitada para ser sua protagonista financeira.

Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que, há uma solução financeira para reinventar suas rotinas financeiras que é capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. Ainda não conhece a Finanter? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido a reprodução desse conteúdo sem autorização.