A saúde econômica da sua empresa é um assunto de extrema importância.
Se o prejuízo está começando a aparecer, é necessário manter a calma. Quando isso acontece, é normal que a empresa tente desesperadamente atrair novos clientes.
De fato, aumentar o lucro da empresa é essencial. Contudo, se o problema é a gestão financeira, não basta apenas vender mais. É preciso verificar o que realmente está trazendo prejuízo.
Para você saber como realizar uma gestão financeira de qualidade na sua agência, confira nossas dicas:
1. Controle do fluxo de caixa – e por quê ele é tão importante?
Nós sabemos que no dia a dia, fica impossível dar conta de tudo, não é mesmo? Afinal, como gestor de uma empresa, você tem diversas questões para se preocupar.
Contudo, é necessário saber o que está acontecendo. Obviamente, nada impede que você terceirize esse trabalho (o que é altamente recomendado).
Primeiramente, porque saber interpretar informação relacionadas ao lucro, gastos, despesas e investimentos faz toda a diferença no sucesso de uma agência de marketing.
Quando se analisa o comportamento das entradas e saídas de dinheiro, você consegue identificar um certo padrão nas suas empresas.
Por exemplo, imagine que ao fazer a análise, você descobriu que março e abril são os meses mais lucrativos para a sua agência. Nesse caso, o que pode ser feito para que os outros meses sejam tão lucrativos quanto março e abril?
Imagine que dezembro e janeiro são os meses que a agência menos lucra. Então que tal a sua agência focar nas empresas que mais costumam vender nesse período?
Lojas de roupas de praia, redes de hotéis, pousadas… as empresas desses setores costumam lucrar muito no verão. Contudo, elas também precisam lidar com um alto número de concorrentes e por isso, podem estar dispostas a realizar investimentos em marketing e publicidade.
2. Criação de uma base de dados financeiros
O planejamento deve ser uma estratégia permanente da sua empresa.
O ideal é criar um histórico de dados financeiros, para que dessa forma, seja possível salvar e analisar informações referentes ao fluxo de caixa e relatórios contábeis.
Por exemplo, aqui na Finanter, nós criamos uma base de dados que são gerenciados em nuvem que contempla toda a rotina financeira dos nossos clientes.
Em outras palavras, nós criamos um novo histórico financeiro de contas a receber, contas a pagar, de notas fiscais emitidas e de todos os relatórios financeiros e gerenciais que foram realizados desde o primeiro dia em que escolheram terceirizar o setor financeiro conosco.
3. Separação de contas pessoais das contas da agência
Esse é um dos motivos pelos quais tantos gestores perdem o controle financeira da agência.
A sua conta pessoal é uma coisa, a sua conta jurídica é outra.
Se você paga uma despesa pessoal com o dinheiro da conta jurídica, pode acabar prejudicando as finanças da agência.
Mas o que fazer nesse caso?
A nossa dica de ouro é definir um pró-labore: defina uma remuneração fixa que funcionará como um salário mensal para o gestor.
Essa é uma orientação comum. Contudo, mesmo com todos os avisos, muitos gestores ainda utilizam as duas contas como se elas fossem apenas uma só. Não seja um deles!
4. Definição de alocação de recursos financeiros
Profissionais de marketing sabem como ninguém a importância de definir metas e objetivos empresariais, mas e da alocação dos recursos financeiros da agência?
Contudo, quando esses objetivos envolvem altos investimentos, é comum que decisões equivocadas acabem sendo tomadas.
Definir propósitos é importante. Porém, antes de começar a agir, reflita. Será que o valor do investimento condiz com a realidade orçamentária da agência?
Quando os intuitos não são bem delineados, os gestores perdem o controle financeira da empresa.
Veja alguns exemplos de metas (números demonstrativos, você pode adaptá-los de acordo com os seus objetivos e fluxo de caixa da empresa):
– Aumenta o lucro em 10% nos próximos doze meses
– Reduzir as despesas fixas em 5% nos próximos 5 meses
– Investir 10% do lucro da empresa em divulgação
Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que existe uma solução para reinventar suas rotinas financeiras – capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência.
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