Nesta narração, iremos abordar a diferença entre terceirização financeira e controle financeiro. Descobriremos qual é a forma mais viável para alavancar os negócios da sua empresa de serviços. Vamos lá!
Onze da manhã. Daniel, proprietário de uma agência de marketing, olhou a tela do notebook e passou a ponta dos dedos pela testa. As linhas vermelhas que as unhas deixaram chamaram a atenção da designer sentada ali no lado oposto da mesa.
Havia algum problema com o Daniel, mas ele parecia sem disposição para dividi-lo com sua equipe. Então, assim como a designer, todo mundo imaginava que era um problema pessoal.
Longe disso! O empresário vem percebendo claramente uma grande limitação para executar algumas ações descritas no planejamento financeiro.
Embora Daniel tenha plena consciência da importância do controle financeiro, ele teme pelo futuro da sua pequena agência de marketing fundada há somente quatro anos.
Por que o controle financeiro é essencial em uma pequena empresa?
Primeiramente, o controle financeiro é o conjunto de procedimentos através dos quais o empresário executa o planejamento financeiro. Ele é composto de quatro etapas:
- Definição dos objetivos
- Avaliação do desempenho momentâneo
- Comparação da performance momentânea com o objetivo estabelecido previamente
- Adoção de soluções que corrijam os problemas, caso eles apareçam.
Parece simples! Mas nem tanto. Na prática, o controle financeiro exige a execução sistemática de várias tarefas.
Por exemplo, o acompanhamento rotineiro do fluxo de caixa e o exercício de cobrança de custos por serviços prestados. Quando um desses procedimentos ou mesmo ambos não são devidamente vigiados, uma espiral de desordem começa e atinge outros setores da empresa.
Como surgem as falhas no controle financeiro?
Desde que fundou a agência de marketing, Daniel sempre exerceu uma gestão financeira apurada. O resultado operacional da empresa permaneceu positivo nos últimos cinco semestres. Além disso, o nível de endividamento é zero.
Tocada por uma equipe jovem e motivada, a agência conquistou muitos clientes. Esses se mantiveram fiéis à pequena empresa, apesar da grande concorrência.
Em parceria com um banco privado, Daniel implantou um sistema online de geração de boletos de cobrança pelos serviços que a agência oferece.
No início, tudo estava indo bem. Porém, vários clientes antigos começaram a se mostrar inadimplentes.
Depois de realizar alguns contatos para tentar receber, Daniel imaginou que a situação era temporária. Afinal, a crise econômica no país estava se acentuando e muitos clientes deveriam estar com sérias limitações para sanar as próprias dívidas.
Como resolver as falhas no setor financeiro?
Não é que Daniel deixou de cobrar dos inadimplentes, mas ele deveria ter sido mais enfático nessa tarefa.
Agora que um ano se passou desde o aparecimento do primeiro cliente com boletos em aberto e outros se juntaram a esse, o caixa da agência de marketing não está em situação propriamente rentável.
Seu proprietário está preocupado, pois talvez tenha que fazer um empréstimo para conseguir bancar o salário dos funcionários.
Daniel gostaria que houvesse na empresa alguém que se responsabilizasse inteiramente pela cobrança dos inadimplentes, já que ele se sente extremamente desconfortável para executar a tarefa.
Mas, quem seria essa pessoa, se a atribuição não condiz com as de nenhum dos seus poucos funcionários? Bem, Daniel poderia ter adotado um sistema de cobrança digital se não fosse seu preconceito de que talvez seja um serviço pouco eficiente.
No momento, ele quer muito se dedicar inteiramente a dois projetos extensos que a agência conquistou, mas prevê que o entrave financeiro diminuirá sua concentração.
Não tomar providências mais robustas para receber foi um equívoco desse empreendedor. Acontece que existem várias outras falhas no uso do controle financeiro. Veja se você está incorrendo em uma ou mais delas:
- Falta de conhecimento na estrutura de custos do seu negócio
- Ignorar que precisa realizar a conciliação bancária rotineiramente
- Remover qualquer quantia a mais que surja no caixa
- Deixar indefinido o valor do pró-labore dos sócios
- Fazer pouco caso de reinvestimento como capital de giro.
Agências de marketing migram para terceirização financeira
Dezenas de agências de marketing brasileiras experimentam atualmente a terceirização financeira. Coordenar uma empresa, ainda que pequena, é um exercício prazeroso, mas que demanda tempo.
Na sua agência há muito tempo dedicado à gestão financeira em detrimento do objetivo que motivou sua criação, que é o desenvolvimento de projetos de publicidade?
Então, a solução é terceirizar o setor financeiro. Significa entregar as rotinas financeiras nas mãos de especialistas, de profissionais que têm como propósito central a gestão financeira de excelência das suas empresas parceiras.
Com a parte financeira e contábil bem administradas, proprietários de agências de marketing se encontram livres para se dedicarem ao que realmente importa:
- participar ativamente do andamento dos projetos
- emprestar uma atmosfera leve ao ambiente de trabalho
- aprender novas tecnologias e planejar sua implantação na empresa
- conquistar clientes novos e criar estratégias de fidelização
- pensar em ações para a agência no longo prazo.
O compartilhamento de valores entre agências de marketing e de terceirização financeira
A tecnologia digital une fortemente esses dois setores: marketing e gestão financeira.
Nas organizações inseridas nesses nichos de mercado trabalham profissionais que valorizam rapidez no atendimento, transparência no compartilhamento de informações, comunicabilidade durante execução de procedimentos.
Enfim, são empresas baseadas em princípios contemporâneos.
A Finanter surgiu em 2019 como uma startup especializada em terceirização financeira. Com uma visão abrangente da dinâmica dos pequenos negócios, essa empresa oferece de forma 100% digital serviços de gestão de recebimentos, aqueles que o Daniel precisa urgentemente.
Além disso, a Finanter disponibiliza para uma pequena empresa:
- relatórios financeiros
- execução frequente da conciliação bancária
- análise contábil e vários outros.
Uma agência de marketing contrata os serviços da Finanter e na sequência um especialista em gestão financeira a atenderá. Esse ficará responsável por responder todas as dúvidas à distância, via WhatsApp.
No entanto, se o empresário quiser ir à sede da Finanter, será bem recebido! Durante as conversas, o empreendedor tem acesso a informações financeiras em tempo real.
Entendendo a diferença entre terceirização financeira e controle financeiro, Daniel fica liberado do uso do controle financeiro.
Ao mesmo tempo, está capacitado a usar as informações que lhe são passadas e então planejar com segurança o futuro do próprio negócio.
Além do mais, outra vantagem do canal digital de comunicação com a Finanter é enviar à empresa sugestões de melhoria, às quais ela está sempre aberta.
Até porque, não somente a agência de marketing do Daniel, mas todos nós sempre temos algum aspecto para aperfeiçoar.
E agora, faz sentido terceirizar o seu financeiro?
Consequentemente, a terceirização financeira digital é a solução ideal para empresas de serviços em todo o Brasil.
No entanto, para aprofundar o conhecimento sobre a diferença entre terceirização financeira e controle financeiro, é importante conhecer melhor as vantagens da terceirização financeira para migrar para uma solução digital.
Primeiramente, para dar o primeiro passo para reinventar o seu financeiro, é necessário acessar a nossa página do nosso produto de terceirização financeira aqui neste link.
Além do mais, dentro desta página, é possível acessar um compilado de informações importantes e ainda agendar uma chamada com um dos nossos especialistas financeiros!
E mais importante, no mesmo dia do atendimento com um dos nossos especialistas financeiros, você recebe uma proposta comercial para apreciar e analisar como você pode reduzir custos e ganhar mais eficiência com a nossa solução financeira para pequenas empresas de serviços.
Este conteúdo 100% autoral faz parte da missão da Finanter de apresentar às pequenas empresas que, há uma solução financeira para reinventar suas rotinas financeiras que é capaz de reduzir custos e entregar mais eficiência. Ainda não conhece a Finanter? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.